Atualmente qualquer projeto de inovação e de mudança passa
pelo investimento positivo dos poderes das famílias e das comunidades.
A precariedade em
que as escolas funcionam, os baixos salários dos professores, a não informatização da rede pública, a falta de
qualidade do ensino e questões de ordens políticas faze-se geradores de diferenças.
Sabemos que a
escola da rede privada já tem feito investimentos em computadores, redes,
internet e home-page.
Serão necessários
para uma atitude formadora do professor cinco eixos norteadores: o teórico e o
prático, a integração dos saberes, preparação para a participação social,
atitude teórico-crítica e a prospectiva na formação de professores.
Uma educação
prospectiva deve transcender todas as formas de pedagogia ou aprendizagem da
limitação e da autolimitação. Para isso é necessário produzir transformações
nos alunos em quatro campos diferentes interconectados: domínio afetivo,
domínio cognitivo, domínio metacognitivo e domínio interpessoal.
Hoje o que temos
nas escolas são os laboratórios de informática, e o uso do
computador vai depender do professor do qual poderá utilizá-lo, como: fonte de
informação na internet ou em software; meio de comunicação e discussão de
informações, e-mails e fóruns; como ferramenta para registrar informações,
editores de texto, editores de imagem e som; organizador de informações, bancos
de dados ou software de apresentação; ferramenta de apoio para trabalhos;
registro de informações, etc.
No processo
ensino-aprendizagem o professor pode usar o computador na circulação de
informação, o que permite sua apropriação pelo aluno; no erro, que é encarado
de forma natural e a virtualidade das informações permite que todo processo
possa ser feito/refeito; nos recursos multimídia (som, imagem, texto)
possibilitando transmissões de informações de forma mais rica; na possibilidade
de o aluno conduzir seu processo de investigação de informação; através do uso
de software, o aluno pode produzir material que apresente beleza estética que
ele ainda não conseguiria sem os recursos da informática e através do ensino à
distância.
Com relação aos
fatos negativos causados pelo computador podemos dizer que isola as crianças;
tira o poder do professor como único detentor de informação; faz o professor
dizer não sei.
Importante
salientar que não é uma técnica ou uma ferramenta que fará a diferença mas, a
escuta e o olhar, únicos dos verdadeiros profissionais.
Estarão em jogo o
desenvolvimento emocional, os interesses; os recursos 24 horas pela internet,
trabalho contínuo; o poder virtual.
Fonte: Profala
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