quinta-feira, 7 de junho de 2012

O professor na era da Informatização

Atualmente qualquer projeto de inovação e de mudança passa pelo investimento positivo dos poderes das famílias e das comunidades.
A precariedade em que as escolas funcionam, os baixos salários dos professores, a não informatização da rede pública, a falta de qualidade do ensino e questões de ordens políticas faze-se geradores de diferenças.
Sabemos que a escola da rede privada já tem feito investimentos em computadores, redes, internet e home-page.
Serão necessários para uma atitude formadora do professor cinco eixos norteadores: o teórico e o prático, a integração dos saberes, preparação para a participação social, atitude teórico-crítica e a prospectiva na formação de professores.
Uma educação prospectiva deve transcender todas as formas de pedagogia ou aprendizagem da limitação e da autolimitação. Para isso é necessário produzir transformações nos alunos em quatro campos diferentes interconectados: domínio afetivo, domínio cognitivo, domínio metacognitivo e domínio interpessoal.
Hoje o que temos nas escolas são os laboratórios de informática, e o uso do computador vai depender do professor do qual poderá utilizá-lo, como: fonte de informação na internet ou em software; meio de comunicação e discussão de informações, e-mails e fóruns; como ferramenta para registrar informações, editores de texto, editores de imagem e som; organizador de informações, bancos de dados ou software de apresentação; ferramenta de apoio para trabalhos; registro de informações, etc.
No processo ensino-aprendizagem o professor pode usar o computador na circulação de informação, o que permite sua apropriação pelo aluno; no erro, que é encarado de forma natural e a virtualidade das informações permite que todo processo possa ser feito/refeito; nos recursos multimídia (som, imagem, texto) possibilitando transmissões de informações de forma mais rica; na possibilidade de o aluno conduzir seu processo de investigação de informação; através do uso de software, o aluno pode produzir material que apresente beleza estética que ele ainda não conseguiria sem os recursos da informática e através do ensino à distância.
Com relação aos fatos negativos causados pelo computador podemos dizer que isola as crianças; tira o poder do professor como único detentor de informação; faz o professor dizer não sei.
Importante salientar que não é uma técnica ou uma ferramenta que fará a diferença mas, a escuta e o olhar, únicos dos verdadeiros profissionais.
Estarão em jogo o desenvolvimento emocional, os interesses; os recursos 24 horas pela internet, trabalho contínuo; o poder virtual.

Fonte: Profala

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