A ideia de incentivar o uso de filmes de curta metragem
brasileiros como material de apoio pedagógico em salas de aula já existia desde
o início do projeto Porta Curtas Petrobras,
em agosto de 2002.
Em março de 2006, através da ativação do módulo Curta na
Escola, passou-se a oferecer indicações de uso pedagógico para boa parte do
acervo de centenas de filmes cuja exibição na íntegra é disponibilizada através
do site.
Pedagogos especializados passaram a contribuir com
sugestões - planos de aula sobre como
utilizar cada filme indicado na abordagem de variadas disciplinas e temas
transversais, em todos os níveis de ensino.
A adesão imediata de um grande número de professores,
baixando os planos e elogiando o serviço, motivou o desenvolvimento do Projeto
Curta Na Escola, que reúne no website um conjunto de ferramentas interativas
integralmente dedicadas a promover o uso dos curtas-metragens brasileiros na
educação.
No site Curta Na Escola, professores cadastrados
compartilham suas vivências em torno da utilização dos curtas em sala de aula
através de comentários aos filmes, discussões no fórum e, principalmente, do
envio de relatos de suas experiências com a exibição de filmes aos alunos. Tais
relatos integram um grande banco de experiências educacionais, permanentemente
aberto para consultas por todos.
O projeto é aberto a professores de todo o Brasil, e tem
por objetivo constituir uma Comunidade Nacional de Aprendizagem em torno da
construção colaborativa de conteúdos relacionados ao uso dos curtas-metragens
brasileiros em escolas de todo o país.
Proposta Pedagógica
O curta-metragem brasileiro apresenta diferenciais
educacionais importantes, quando comparado a outros conteúdos:
Este tipo de conteúdo, por ser produzido no Brasil e por
realizadores brasileiros, representa nossa sociedade e a nossa cultura;
A qualidade da produção brasileira de filmes neste
formato é reconhecida em todo o mundo por sua excelência;
Sua curta duração, geralmente próxima a 15 minutos, faz
do curta-metragem o formato ideal para utilização em sala de aula, permitindo
que os filmes sejam aplicados como “porta de entrada” de um assunto, fonte
adicional de informação, motivação para debater um tema ou para “coroar” o
final de um projeto.
O potencial do uso do audiovisual na educação, em geral,
não é novidade, mas as formas de sua implementação prática vêm evoluindo
bastante, indicando caminhos mais elaborados para se alcançar sucesso.
"Trabalhar com recursos audiovisuais nas diversas
áreas do conhecimento tornou-se uma imposição dos tempos atuais. As
possibilidades de uso do cinema na escola são inúmeras, já que
ocorrem muitas conexões com Literatura, História, Artes e Temas
Transversais. Não é novidade que podemos falar das possibilidades de uso de
filmes em qualquer contexto educacional. (...) mas apresentar um filme
como forma de ilustrar um conteúdo de forma tradicional pode se mostrar tão
ineficaz quanto a adoção de alguns livros didáticos. (...) Essa é uma questão
urgente que exige criatividade, ousadia, experimentação, o que, normalmente,
nos deixa inseguros. Como todas as ações em Educação, um trabalho de troca e
reflexão entre educadores promove a ampliação das possibilidades didáticas de
uso das obras."
Fonte: Curta Na Escola
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